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O que é SPED Fiscal e para o que serve?

09/06/2020Patrick

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

 

Na prática, o SPED Fiscal é uma apuração detalhada das operações de compra, venda, prestação de serviços, detalhes de produção industrial, estoque, documentos fiscais emitidos e recebidos, além de valores dos impostos apurados pela empresa, para geração das guias de pagamento.

 

As informações que pertencem ao SPED Fiscal se referem a:

  • Registros fiscais de entrada e saída (mercadorias, transportes, serviços com ICSM);
  • Apuração de impostos;
  • Cadastros de produtos, estabelecimento, clientes, fornecedores;
  • Informações adicionais;
  • Dados de produção (o que foi produzido, o que entrou e o que saiu;
  • Estoque / inventário;
  • CIAP – Controle de Crédito de ICMS (Ex: quais foram os equipamentos utilizados para produção que geraram crédito para sua empresa?);
  • Informações específicas de alguns setores (combustível, energia elétrica, usinas).

 

Trata-se uma descrição precisa, para conhecimento da Secretaria da Fazenda e da Receita Federal, de tudo que aconteceu na empresa naquele período, identificando até mesmo as as pessoas, físicas ou jurídicas, envolvidas nas operações daquela empresa.

 

Onde localizo o Guia Prático do SPED Fiscal?

O Guia Prático da EFD-ICMS/IPI está disponível em http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1573


Como gerar o SPED Fiscal pelo Nota Livre Premium?

Acesse o Nota Livre.

Vá para a guia “Arquivo” e após “SPED Fiscal”.

 

Informe o mês que deseja gera o SPED Fiscal, o ano, o perfil e a versão do leiaute.

 

Informe os tipos de informações necessárias (verificar com a sua contabilidade).

 

Clique em Gerar.

 

Escolha o local onde será salvo e o nome que deseja para o arquivo e clique em salvar.

 

Após este procedimento, efetue a validação do seu arquivo do SPED pelo validador SPED  que se encontra no site da SPED (http://sped.rfb.gov.br).

Depois de finalizado as validações e tudo estiver correto, o arquivo poderá ser enviado para sua contabilidade.

 


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Fonte: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/523

https://blog.ipog.edu.br/contabilidade/sped-fiscal/

https://www.jornalcontabil.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-sped-fiscal-efd-icms-ipi/

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