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Nota Fiscal Rejeitada: o que você precisa saber

26/07/2021Patrick

Já precisou corrigir uma nota fiscal rejeitada e ficou com dúvidas?
Você que trabalha com venda no seu dia a dia sabe que por diversos motivos, o retorno ao emitir uma nota fiscal por ser rejeitada por vários motivos.

Desde a instabilidade da SEFAZ ao preenchimento de algum dado incorreto ou divergente.

Continue a leitura, vamos entender um pouco melhor sobre essas rejeições e quais são as mais comuns.


Processo de emissão de nota fiscal


Ao receber cada nota fiscal é feita uma validação pela SEFAZ, sendo validados:

  • Assinatura digital – para garantir a autoridade da NF-e e sua integridade;
  • Formato de campos – para garantir que não ocorram erros de preenchimento dos campos da NF-e (por exemplo, um campo valor preenchido com letras);
  • Numeração da NF-e – para garantir que a mesma NF-e não seja recebida mais do que uma vez;
  • Emitente autorizado – se a empresa emitente da NF-e está credenciada e autorizada a emitir NF-e na Secretaria da Fazenda;

Caso seja identificado algum problemas com a assinatura, erros no preenchimento, no formato dos campos ou na numeração, a nota retornará como Rejeitada e não será gravada no Banco de Dados.


O que é uma nota fiscal rejeitada


Como mencionamos acima, o processo de emissão da NF-e é parametrizado pela SEFAZ e Receita Federal, com intuito de reduzir erros e contradição nos dados transmitidos.

Isso significa que toda vez que uma nota fiscal for emitida com alguma incoerência ou faltar dados, será apresentada rejeição e a nota poderá ser corrigida na mesma hora.

O Manual de Orientação do Contribuinte explica que a validação da NF-e pode ocasionar:

  • Rejeição – não sendo armazenada no banco de dados da SEF, podendo ser corrigida para uma nova emissão;
  • Autorização de uso – será armazenada no banco de dados;
  • Denegação de uso – status que indica irregularidade fiscal do emitente, o número da NF-e denegada não pode ser utilizado, cancelado ou inutilizado;

Como evitar a rejeição de uma nota fiscal?



Apesar de não possuir uma fórmula secreta, a melhor maneira de evitar uma rejeição seria ter muita atenção e preencher todos os campos de forma correta.


Separamos algumas dicas importantes, veja:


Automatize o processo:

Com um sistema de notas fiscais, você conseguirá reduzir consideravelmente a rejeição de notas. Isso por que um sistema eficaz, como o Nota Livre, realiza o cálculo e emissão automatizados.

Informe os dados tributários corretamente:

CFOP;

CST (regime de apuração normal) ou CSOSN (Simples Nacional);

Tributos (ICMS, PIS, COFINS, ISS, etc.) como for necessário.


Cadastre os dados do destinatário corretamente:

CPF ou CNPJ;

Nome (para pessoa física) ou Nome Fantasia e Razão Social (para pessoa jurídica);

Inscrição estadual/municipal, se houver;

CEP, endereço, número, bairro, complemento, UF, município.

Clique aqui e veja como é simples cadastrar um cliente com o Nota Livre.

Para serviços:

Código do serviço;

Descrição do serviço;

Código NCM;

Valor;

Tributos incidentes (federais, estaduais e municipais).

Cadastre todos os dados do produto:

Código do produto;

Descrição do produto;

Código EAN, se for necessário;

Código NCM;

Código CEST, apenas para produtos com Substituição Tributária;

Preço de venda e preço de custo;

Tributos incidentes (federais, estaduais e municipais);

Unidade, quantidade e valor de venda.

Se alguma NF-e for rejeitada, todo o lote será rejeitado também?

Não.

As NF-e podem ser transmitidas em lote, porém a validação é sempre individual, nota a nota. Sendo assim, se um lote possuir 100 notas e destas 4 foram rejeitadas, a SEFAZ retorna com a autorização de 96 e rejeição de 4.


Quais as rejeições mais comuns

Qualquer erro detectado pela SEFAZ ocasionará rejeição da NF-e/NFC-e.
Veja abaixo as rejeições mais comuns e o que significa cada uma delas.

Clique aqui e baixe o manual de orientação completo.

1. Rejeição 733


O que é: Trata-se da Rejeição: CFOP de operação interna e idDest <> 1.
Como resolver: Nesse caso, é preciso checar o número do CFOP. Para operações internas (emissor e destinatário no mesmo estado), o CFOP inicia em 1 e 5. Para operações interestaduais (emissor e destinatário em estados diferentes) o CFOP inicia em 2 e 6. E, por fim, para operações com o exterior (destinatário estrangeiro) o CFOP inicia com 3 ou 7.

2. Rejeição 539

O que é: Trata-se de duplicidade na nota fiscal eletrônica com diferença na chave de acesso.
Como resolver: Nesse caso, é preciso verificar com calma dados como modelo, série, número da nota fiscal, data da emissão, data e hora de entrada e saída e o valor da nota fiscal. Não deve haver divergências.

3. Rejeição 203

O que é: Ocorre quando o emissor não está habilitado para a emissão de nota fiscal eletrônica.
Como resolver: Aqui, é preciso ir ao Sintegra ou à Sefaz e providenciar as correções necessárias para que seja habilitada a emissão.

4. Rejeição 327

O que é: Trata-se de um erro no código CFOP tornando-o inválido em notas com finalidade de devolução de mercadoria.
Como resolver: Novamente, é preciso olhar para os códigos CFOP, respeitando-se as descrições que já fizemos acima, para se certificar de que nenhum número indicador foi marcado de forma incorreta.

5. Rejeição 602

O que é: Ocorre quando o total do PIS difere do somatório dos itens sujeitos a ICMS.
Como resolver: Se a Situação Tributária estiver classificada com isenção, certifique-se que o campo “Alíquota” e Valor de PIS não estejam preenchidos.

6. Rejeição 464

O que é: Nesta rejeição, o Código de Hash no QR-Code difere do calculado.
Como resolver: As possíveis causas para isso são Campos CSC e Código de Contribuinte em branco ou dados informados em ambiente diferente. Contudo, é um erro simples de ser corrigido.

7. Rejeição 217

O que é: A nota fiscal eletrônica não consta na base de dados da Sefaz.
Como resolver: Trata-se de uma nota que, por alguma razão, não foi encontrada nos servidores do Governo. Nesse caso, você pode reemitir a nota, uma vez que o sistema ainda não a recebeu.

8. Rejeição 600

O que é: Trata-se de CSOSN incompatível na operação com não contribuinte.
Como resolver: Confira os campos Contribuinte do ICMS e Consumidor Final e certifique-se que a CST foi indicada corretamente.

9. Rejeição 234

O que é: Erro simples e muito comum: a Inscrição Estadual do destinatário não está vinculada ao CNPJ.
Como resolver: Verifique qual é o número ou se há isenção e corrija o que for necessário antes de retransmitir a nota fiscal.

10. Rejeição 114

O que é: Significa SVC desabilitada pela Sefaz na origem.
Como resolver: Nesse caso, desabilite a contingência para a emissão de nota fiscal eletrônica.

Como consultar a rejeição da nota fiscal?


Clique aqui e veja como identificar e consultar uma nota rejeitada.

Observe o motivo da rejeição;

Faça a correção da informação incorreta ou insira a informação que estava ausente;

Tente emitir a nota novamente.

Nota livre Sistema de Gestão empresarial e fiscal

Fonte

FAZENDA

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